Depois de uma semana marcada por vazamentos – começou com o Panama Papers, passou pela delação premiada da Andrade Gutierrez e teve até vazamento físico no litoral gaúcho –, a coluna mostra como o cinema abordou o tema.
O cardápio vai desde recentes e rumorosos episódios, como o da as revelações de Edward Snowden sobre a Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) e o Wikileaks de Julian Assange, até rocambolescas tramas de espionagem, passando pelo registro mais político característico do diretor britânico Ken Loach.
Snowden (2016)
Com estreia prevista para maio, o filme de Oliver Stone, diretor que gosta de abordar escândalos políticos, tenta mostrar mais da biografia de Edward Snowden. Pretende mostrar como o analista passou de simples funcionário da CIA a delator de um dos maiores programas de espionagem do governo americano.
O Quinto Poder (2013)
História por trás da criação do WikiLeaks, site responsável por vazar informações sigilosas de governos, políticos e entidades. Tem no foco a relação entre o polêmico fundador do portal, Julian Assange, interpretado por Benedict Cumberbatch, e seu amigo Daniel Domscheit-Berg, que ajudou no processo.
Jogo de Poder (2010)
Um diplomata americano acusa o governo de manipular informações sobre a existência de armas de destruição em massa no Iraque. Como retaliação, sua esposa, agente secreta da CIA, tem a identidade revelada em vazamento intencional. É afastada do trabalho e passa a ter vida exposta pela imprensa.
Ultimato Bourne (2007)
O terceiro filme da trilogia começa com o vazamento do programa secreto do governo americano responsável pelo treinamento de Jason Bourne. A delação é feita por um dos envolvidos no esquema a um jornalista do jornal britânico The Guardian, que, depois, recebe proteção do personagem principal.
Agenda Secreta (1990)
Um vazamento de informações secretas – e comprometedoras – sobre o governo Tatcher provoca o assassinato de um advogado americano de defesa dos direitos humanos na Grã-Bretanha. Após o episódio, o material desaparece, e britânicos e americanos se unem para investigar o caso.