Com o desemprego em alta – já atinge mais de 9 milhões de pessoas, segundo o IBGE –, a inflação acima de 10% e o juro elevado, aumentou o número de famílias endividadas no Brasil.
Esse cenário é reforçado frequentemente com as pesquisas sobre inadimplência – os percentuais só sobem. Complicada, esse tipo de situação financeira é bastante explorado nos cinemas, seja para dramas ou comédias.
Até que a sorte nos separe (2012)
Esta comédia brasileira mostra um pai de família de classe média que vê sua vida e seu casamento transformados após ganhar um prêmio na loteria. Mas sem controle, ele acaba perdendo tudo em 10 anos de gastos. A partir daí, cria uma série de situações para que sua esposa, grávida do terceiro filho, não perceba que a família está falida.
À Procura da Felicidade (2006)
O drama, baseado em fatos reais, mostra um homem à beira da falência após investir o dinheiro da família na compra de máquinas de tomografia óssea, que, com o passar do tempo, não despertam o interesse de médicos para a compra. Com contas atrasadas e um filho para sustentar, ele passa a concorrer a uma vaga em uma corretora de ações.
Erin Brockovich: Uma Mulher De Talento (2000)
Recém divorciada, desempregada e com três filhos para criar, a personagem de Julia Roberts se envolve em um acidente de carro que resulta em ação e dívida de US$ 17 mil, que inclui o conserto do carro e os honorários advocatícios. A saída encontrada é trabalhar no escritório do advogado em troca da eliminação do passivo.
Jerry Maguire: a Grande Virada (1996)
O agente de atletas interpretado por Tom Cruise é obrigado a reconstruir a carreira quando é afastado do trabalho por sugerir que a agência em que atua reduza o número de clientes para poder prestar um serviço melhor. O reinício conta com a ajuda de apenas uma funcionária e de um cliente, o que o faz passar por tempos difíceis.
Proposta Indecente (1993)
Um casal enfrentando dificuldades financeiras resolve tentar a sorte em Las Vegas, sem sucesso. Conhecem um milionário que oferece um milhão de dólares ao marido para permitir que sua mulher vá para cama com ele por apenas uma noite. De imediato há um choque por parte do casal, mas tal proposta significava o fim dos seus problemas financeiros.