Uma das principais instituições de formação de profissionais para o setor hoteleiro no Brasil, a Castelli Escola Superior de Hotelaria, de Canela, não está conseguindo atender à demanda das principais empresas hoteleiras da Serra. As redes já fizeram 22 pedidos de indicação de profissionais para trabalhar no setor nos últimos meses. Segundo Geraldo Castelli, diretor da instituição, uma das razões é que todos os atuais alunos estão empregados. O próximo vestibular, que ocorre no dia 29, está com inscrições abertas.
Como comentou o fundador da CVC e da GJP, que tem vários hotéis na Região das Hortênsias, a média de ocupação neste ano está entre 75% e 80%. Gerente comercial da rede Laghetto, Carlos Blödorn, que tem sete hotéis em Gramado, um em Bento Gonçalves e outro em Porto Alegre, confirma que a média de ocupação este ano na Serra está em 75%. O hotel de Bento, que tem perfil misto – corporativo e de lazer –, teve até queda de procura no segmento corporativo, que foi compensada pelo aumento entre os turistas de lazer.
O comportamento fora do habitual é atribuído a brasileiros que, em decorrência da alta do dólar, deixaram de viajar para o Exterior e optam pelo turismo interno. A Laghetto acaba de abrir, em sistema de soft opening, seu sétimo hotel em Gramado, o Allegro Pedras Altas. A empresa, que não para de investir, relata aumento no faturamento de 15% entre Gramado e Bento de janeiro a outubro.