O 3 a 2 do Inter sobre Grêmio nesse domingo (8) foi construído a partir de um gol muito rápido de Enner Valencia logo aos seis minutos de partida. Na sua estreia, o equatoriano balançou as redes e se colocou em uma lista de estrangeiros que marcaram na história do Gre-Nal.
Valencia é o segundo jogador equatoriano a fazer gol em Gre-Nal. Seu compatriota Miller Bolaños fizera o mesmo em um clássico que terminou empatado em 2 a 2, na Arena, pelo Gauchão de 2017.
No caso específico do Inter, certamente impulsionado pelo "efeito D'Alessandro", muitos estrangeiros anotaram gol em Gre-Nal no atual século 21. São casos do argentino Dátolo, do chileno Aránguiz e dos uruguaios Abel Hernández, Nico López e Forlán.
Enner Valencia tem 17 jogos pelo Inter, com cinco gols marcados e duas assistências. Pela primeira vez, ele anotou em uma partida válida pelo Brasileirão. Os demais foram feitos na Libertadores. Na minutagem, o camisa 13 demora cerca de 230 minutos para balançar as redes.
Curiosamente, Valencia também não é o primeiro equatoriano a fazer gol pelo Inter no Campeonato Brasileiro. Lá em 2009, o então atacante Luis Bolaños marcou todos os três na vitória do Inter por 3 a 0 contra o Coritiba, no Beira-Rio.
Gols de estrangeiros no Gre-Nal no século 21:
- Enner Valencia-EQU
- Mathias Villasanti-PAR
- Luis Suárez-URU
- Felipe Carballo-URU
- Abel Hernández-URU
- Nico López-URU
- Miller Bolaños-EQU
- Alan Ruiz-ARG
- Charles Aránguiz-CHI
- Hernán Barcos-ARG
- Eduardo Vargas-CHI
- Diego Forlán-URU
- Jesús Dátolo-ARG
- Marcelo Moreno-BOL
- Maxi López-ARG
- Andrés D'Alessandro-ARG
- Edinson Perea-COL