Que a boa campanha do Grêmio no Brasileirão é sustentada pelo ótimo aproveitamento do time dentro da Arena, isto todo mundo já sabe. Os números como visitante deixam a desejar, mas não apenas pelo baixo rendimento (não está entre os quatro piores, por exemplo). Há uma marca ingrata da defesa gremista nessa história.
A zaga do Grêmio foi vazada em todos os 13 jogos disputados pela equipe fora de casa nesse Campeonato Brasileiro, inclusive naqueles em que conseguiu a vitória: Cuiabá, na Arena Pantanal, Athletico-PR, na Arena da Baixada, e Bahia, na Fonte Nova, todas por 2 a 1.
São 25 gols sofridos nessas 13 rodadas fora da Arena, quase dois gols levados por partida. A campanha tricolor, de apenas 31%, mesmo assim, aparece como a 11ª dentre os 20 clubes. Na questão defensiva, porém, foi menos vazado do que dois times somente, Coritiba e América-MG, que estão virtualmente rebaixados.
O Grêmio tem mais cinco confrontos como visitante pelo Brasileirão até o fim do ano: São Paulo (Morumbi), América-MG (Independência), Coritiba (Couto Pereira), Botafogo (Nilton Santos), Atlético-MG (Arena MRV) e Fluminense (Maracanã). Uma melhora nos números fora de casa pode ser determinante para garantir vaga direta na Libertadores de 2024.
Jogos do Grêmio como visitante no Brasileirão:
- 0x1 Cruzeiro
- 2x1 Cuiabá
- 1x4 Palmeiras
- 2x1 Athletico-PR
- 0x3 Flamengo
- 2x1 Bahia
- 1x1 Goiás
- 0x1 Vasco
- 1x2 Santos
- 0x2 Bragantino
- 4x4 Corinthians
- 1x1 Fortaleza
- 2x3 Inter
Total: 13 jogos, 3 vitórias, 3 empates e 7 derrotas