O dia 1º de abril marcou não apenas a primeira final do Gauchão entre Grêmio e Caxias. Tudo ficou para o jogo da volta, na Arena, depois do empate em 1 a 1 entre eles no Centenário. Foi também a data que registrou exatos sete meses desde o retorno de Renato Portaluppi ao Tricolor.
4ª passagem de Renato pelo Grêmio
- 26 jogos
- 18 vitórias
- 5 empates
- 3 derrotas
- 54 gols marcados
- 19 gols sofridos
- 75,6% de aproveitamento
- Anunciado em 01/09/22
- 1 jogo com Alexandre Mendes (0x0 Ypiranga)
Renato Portaluppi foi anunciado pelo Grêmio no dia 1º de setembro de 2022, exatamente no mesmo dia em que o clube confirmou a saída de Roger Machado. Sua reestreia como técnico do Tricolor foi logo em um jogo decisivo contra o Vasco, pela Série B, no qual a equipe venceu por 2 a 1, na Arena, de virada.
Desde então, Renato comandou o Grêmio em 26 jogos. Houve ainda uma partida na qual o treinador não marcou presença. Foi na última rodada da primeira fase do Gauchão, em Erechim, onde seu auxiliar-técnico Alexandre Mendes trabalhou no empate sem gols com o Ypiranga.
Nas quatro passagens pelo Grêmio, Renato Portaluppi soma, no total, 437 jogos como treinador. Ele é o profissional que mais dirigiu o time na história, com oito títulos conquistados. Vai em busca do nono.