Falta menos de um mês para o Inter fazer sua estreia na Libertadores de 2023. Sem conhecer ainda seu grupo na competição (o sorteio está marcado para o dia 27 de março), o Colorado busca melhorar seu rendimento para sonhar com o tri da América. E qual é o desempenho do time de Mano Menezes em relação aos demais brasileiros na competição sul-americana?
A invencibilidade do Inter foi encerrada com a derrota no Gre-Nal 438. Mesmo assim, o clube continua na vice-liderança do Gauchão. O que chama a atenção é que a equipe colorada venceu apenas cinco dos 10 jogos. Foram ainda quatro empates. Tudo isto representa 63% de aproveitamento.
Na comparação com os demais brasileiros que estão na Libertadores, o Inter é o antepenúltimo colorado. Destaca-se aqui, mais uma vez, que o time só atuou pelo Gauchão até agora. Curiosamente o Corinthians é o "lanterna" desta classificação.
O líder é o Athletico-PR, dono do melhor rendimento do Brasil, ao lado do Grêmio, com quase 95% de aproveitamento. O Furacão é seguido pelo Atlético-MG, de Eduardo Coudet (ex-Inter), com 80%. Aliás, o Galo, assim como o Fortaleza, estão nas fases preliminares da Libertadores.
O atual campeão da América, o Flamengo, vive fase ruim com o técnico português Vitor Pereira. Está na penúltima colocação até agora. Isto sem contar os jogos do Mundial de Clubes, uma vez que são referentes à temporada passada.
Aproveitamento dos brasileiros na Libertadores até agora
- 94,4% - Athletico-PR
- 79,4% - Palmeiras
- 75,7% - Atlético-MG
- 75,7% - Fluminense
- 73,8% - Fortaleza
- 63,3% - Inter
- 61,9% - Flamengo
- 61,1% - Corinthians