A classificação do Grêmio diante do Campinense na Copa do Brasil foi absolutamente tranquila. Se não foi um placar elástico, mesmo com várias chances criadas, o time de Renato Portaluppi avançou de fase sem sustos. O gol que abriu o caminho da vitória por 2 a 0 foi marcado por Cristaldo, o quinto argentino a balançar as redes pelo clube na competição.
Já são quase 200 jogos do Grêmio na história da Copa do Brasil, e o interessante é que não são muitos os jogadores estrangeiros que fizeram gol pelo clube na competição. No total, apenas nove conseguiram, já contando o argentino Cristaldo.
Se forem contabilizados apenas os argentinos, Cristaldo se juntou a outros quatro nomes: Herrera, Miralles, Bertoglio e Kannemann. O primeiro marcou contra Piauí e 15 de Novembro, ambos na edição de 2006.
Já Miralles fez gol diante de Ipatinga e Bahia, enquanto Bertoglio anotou contra Ipatinga, River Plate-SE e Fortaleza, todos pela Copa do Brasil de 2012. Por fim, Kannemann deixou sua marca no jogo contra o Athletico-PR, em 2017.
A curiosidade é que jamais um uruguaio fez gol pelo Grêmio na Copa do Brasil. Desafio para Luis Suárez na próxima fase da competição, na qual o Tricolor encara o Ferroviário, do Ceará.
Gols de estrangeiros do Grêmio na Copa do Brasil
- 2023 - Franco Cristaldo (argentino)
- 2017 - Lucas Barrios (paraguaio)
- 2017 - Walter Kannemann (argentino)
- 2016 - Miller Bolaños (equatoriano)
- 2012 - Marcelo Moreno (boliviano)
- 2012 - Facundo Bertoglio (argentino)
- 2012 - Ezequiel Miralles (argentino)
- 2008 - Edixon Perea (colombiano)
- 2006 - Germán Herrera (argentino)