Claro que a lógica apontava que o Grêmio perderia para o Sampaio Corrêa nesta sexta-feira (30). Sem jogadores suspensos ou poupados por Renato Portaluppi, um time misto foi ao Maranhão e acabou derrotado por 2 a 1. Porém, independentemente da escalação, este resultado tem sido tendência.
Foi a quarta derrota seguida do Grêmio longe da Arena. Nesta série, a equipe só conseguiu fazer um mísero gol (o de Elkeson anotado contra o Sampaio Corrêa). Além da derrota no Maranhão, o Tricolor foi superado por CRB, em Alagoas, Criciúma, em Santa Catarina, e Novorizontino, em São Paulo.
Dá para dizer que, se não fosse a Arena, o Grêmio estaria longe da meta de subir para a Série A. Os números mostram que, atuando fora de casa, o time soma apenas 31% de aproveitamento. Já dentro do seu estádio, a campanha beira os 80%.
E tem ainda aquela expressão "dá para contar nos dedos" para ser usada sobre os gols marcados pelo Grêmio como visitante. Além do anotado por Elkeson nesta sexta (30), os outros foram de Diego Souza (Ituano), Janderson (CSA), Elias (Operário), Bitello (Brusque), Villasanti e Biel (ambos contra o Guarani).
Grêmio fora de casa na Série B:
- 16 jogos
- 2 vitórias
- 9 empates
- 5 derrotas
- 7 gols marcados
- 13 gols sofridos
- 31% de aproveitamento