Nada melhor do que fazer oportunas homenagens em vida a jogadores que fazem história por um clube de futebol. Pedro Geromel se encaixa nesta lógica, ainda mais quando o zagueiro do Grêmio consegue se igualar a uma estrela.
A explicação é simples. Na vitória sobre do Sport na Arena, Geromel chegou a 373 jogos pelo Grêmio, exatamente o mesmo número de partidas disputados por Everaldo com a camisa tricolor. Ambos estão na 18ª colocação no ranking de atletas que mais jogaram pelo clube.
E onde a estrela entra nessa história? É que Everaldo foi imortalizado na memória do Grêmio há cinco décadas. Em decisão aprovada pelo Conselho Deliberativo, a bandeira do clube ganhou uma estrela dourada para homenagear o então lateral-esquerdo da Seleção Brasileira, campeão da Copa do Mundo de 1970.
O fim da história de Everaldo no Grêmio foi trágico. Com o prestígio de um campeão do mundo, Everaldo era considerado forte candidato na eleição para deputado estadual em 1974. Aos 30 anos, concorrendo pela Arena (um dos partidos da época), o lateral percorria o Estado em eventos e jogos festivos. Na volta de uma dessas partidas, disputada em 27 de outubro, em Cachoeira do Sul, o jogador, a esposa dele, uma irmã e a filha mais nova morreram em um acidente automobilístico.
Geromel foi trazido ao Grêmio no fim de 2013. Tornou-se titular no ano seguinte, virando referência técnica do time desde então. Conquistou 10 títulos pelo Tricolor, com destaque para a Libertadores de 2017. Chegou inclusive a ser convocado para a Seleção Brasileira para a disputa da Copa do Mundo da Rússia no ano seguinte.
Nesse 21 de setembro, Geromel completa 37 anos de idade. Seu contrato com o Grêmio é válido até 31 de dezembro de 2023.
Pedro Geromel, 37 anos, pelo Grêmio:
- 2013-2022
- 373 jogos
- 14 gols
- 5 assistências
- 10 títulos