Renato Portaluppi teve menos de uma semana de trabalho neste retorno ao Grêmio antes do confronto contra o Vasco. A vitória tricolor por 2 a 1, na Arena, fez o time chegar aos 50 pontos, para a vibração dos mais de 50 mil torcedores presentes. Mais do que isso, pela primeira vez na Série B, o time conseguiu uma virada.
A reação do Grêmio após o gol marcado pelo Vasco logo aos três minutos de partida foi impressionante. Bitello empatou aos nove e, 10 minutos depois, Thaciano marcou o segundo gol gremista. Pode ser coincidência, porém, o efeito Renato na equipe parece bem evidente.
Com Roger Machado, o Grêmio não venceu um jogo sequer de virada na Série B. Não é um dado tão ruim assim. Virar uma partida necessariamente depende de um gol sofrido pelo adversário. Mesmo assim, quando a equipe de Roger saiu perdendo jamais venceu.
A última vitória de virada do Grêmio foi ainda sob comando de Vagner Mancini. Pela primeira fase do Gauchão, em fevereiro, o Tricolor fez 2 a 1 no Aimoré, no Cristo Rei. Villasanti e Rodrigues anotaram os gols na ocasião.
Foi apenas um jogo, o que deixa difícil de perceber uma melhor técnica ou tática do Grêmio. No entanto, é incrível como o fato anímico do grupo mudou. A mobilização necessária para uma vitória de virada nesse domingo (11).