A história de Rodrigo Dourado no Inter tem mais de 300 capítulos. O atleta com mais partidas do atual grupo colorado foi decisivo por sua veia artilheira na goleada sobre o 9 de Octubre nessa terça-feira (24), no Beira-Rio. Foram três gols marcados pelo volante, que aparece em uma relação notável do clube.
Rodrigo Dourado é um dos volantes que mais fez gol na história do Inter: 20 em 307 partidas disputadas. O líder da lista é Paulo Roberto Falcão, um dos maiores nomes colorados de todos os tempos. Falcão somou 75 gols. Edenilson, companheiro de Dourado, está na terceira colocação com 41 gols.
Obviamente que estabelece-se a partir daqui uma questão inevitavelmente polêmica e instigante sobre o assunto. O que é ser volante? Os conceitos atuais no futebol provocam debates sobre o que é posição e função dentro de um campo de futebol. Análises estas que voltam ao passado para entender como as antigas equipes atuavam.
Nesse ranking, aparecem Salvador (42 gols) e Tovar (35 gols). O primeiro abria o meio-campo colorado nos anos 1950. Na goleada sobre o Grêmio na inauguração do Olímpico em 1954, por exemplo, ele atuava ao lado de Oreco e Odorico, atrás de uma legião de atacantes: Larry, Bodinho, Luizinho, Jerônimo e Canhotinho.
Tovar atuou no Inter no final dos anos 1960 e início dos 1970. Ele esteve na inauguração do Beira-Rio, quando o time bateu o Benfica, de Portugal, por 2 a 1 em 1969. A equipe, bastante ofensiva, tinha Tovar no meio ao lado de Dorinho, tendo no ataque Valdomiro, Bráulio, Claudiomiro e Gílson Porto.
Volantes com mais gols na história do Inter:
- Paulo Roberto Falcão - 75 gols
- Salvador - 42 gols
- Edenilson - 41 gols
- Tovar - 35 gols
- Patrick - 26 gols
- Rodrigo Dourado - 20 gols
- Tinga - 20 gols
- Batista - 19 gols
- Élson - 19 gols