Os R$ 11 milhões desembolsados pelo Inter para contratar David impressionam para o bem e para o mal. Investir uma grande quantia de dinheiro para um atacante nada incontestável, vindo do Fortaleza, carrega muitos riscos. Ao mesmo tempo, trata-se de uma peça em falta no clube colorado e de um jogador que pode ser muito importante para o esquema de Alexsander Medina. Este movimento da direção colorada evidencia um problema a ser destacado.
Faz tempo que o Inter não consegue formar um atacante de lado, com as características do David. Alguns atletas apareceram e muitos foram contratados, porém é necessário voltar no tempo para afirmar qual atleta, chamado de extrema, deu certo no Beira-Rio.
Na temporada passada, o Inter também investiu alto para contar com um atacante desta estirpe: Carlos Palacios. O chileno foi adquirido por mais de R$ 16 milhões. Por variados motivos, o garoto ainda não deu a resposta esperada, o que reforça a reflexão sobre a vinda de David.
Caio Vidal, talvez o último da posição a ser lançado pela base do Inter, teve um bom começo no fim de 2020, mas atualmente perdeu muito espaço. João Peglow, que também atua por ali, acabou emprestado ao Porto, de Portugal. Para falar em afirmação realmente, nomes como Valdívia (2015) e Otavinho (2013) podem ser lembrados. Ou seja, há uma grande distância temporal.
Nos últimos anos, o Inter buscou incessantemente por jogadores como David, que detivessem virtudes como drible e agressividade no setor ofensivo. Marcos Guilherme, Guilherme Parede, Neílton, Wellington Silva, Rossi e Marcelo Cirino são alguns exemplos desta procura colorada.
Apesar da "grenalização", é interessante dizer que a alguns quilômetros do Beira-Rio, o rival Grêmio conseguiu revelar constantemente extremas: Pedro Rocha, Everton, Pepê e Ferreira. No Inter, o maior driblador da equipe nas últimas edições do Brasileirão foi surpreendentemente Patrick, volante de origem, que foi negociado com o São Paulo.
A necessidade determina o investimento. Por não conseguir revelar atacantes de lado, o Inter se obriga a gastar bastante no mercado. O risco, como dito, é alto, apesar da boa qualidade apresentada por David.
Lista de alguns extremas lançados ou contratados pelo Inter nos últimos anos:
- Gustavo Maia
- Juan Cuesta
- Carlos Palacios
- Caio Vidal
- Marcos Guilherme
- Peglow
- Leandro Fernández
- Guilherme Parede
- Nico López
- Neílton
- Wellington Silva
- Sarrafiore
- Rossi
- Lucca
- Carlos
- Marcelo Cirino
- Roberson
- Diego
- Vitinho
- Andrigo
- Valdívia
- Alisson Farias
- Marquinhos
- Gustavo Ferrareis
- Taiberson