O empate acabou sendo uma notícia boa para o Grêmio por conta das circunstâncias do jogo contra o Flamengo. Com um jogador expulso e dois gols marcados pelo adversário, o time teve força para reagir e igualar o marcador diante dos cariocas. Como era uma partida atrasada, o Tricolor encerrou finalmente o primeiro turno do Brasileirão. Uma campanha ruim que explica muito a situação do clube na tabela.
O Grêmio venceu apenas quatro jogos nos 19 jogos do primeiro turno do Brasileirão. A equipe ganhou de Fluminense, no Maracanã, Cuiabá, na Arena Pantanal, Bahia e Chapecoense, estes ambos na Arena. Além disso, foram cinco empates e 10 derrotas: aproveitamento de 30%.
Ou seja, o Grêmio somou apenas 17 pontos na primeira metade do campeonato. Jamais, em sua história nos pontos corridos, o clube gaúcho fez uma pontuação tão baixa. Até então, a edição de 2010 havia registrado o recorde negativo, com 20 pontos conquistados ao final do primeiro turno.
No ano em que foi rebaixado para a Série B, em 2004, o Grêmio fez 21 pontos em 19 jogos. Vale lembrar que aquela edição contava com 24 clubes. Logo, um turno, na verdade, seria com 23 partidas. Porém, para exercício de análise, percebe-se que até naquele ano o time tinha campanha melhor.
Campanha do Grêmio no 1º turno do Brasileirão:
- 19 jogos
- 4 vitórias
- 5 empates
- 10 derrotas
- 15 gols marcados
- 22 gols sofridos
- 30% de aproveitamento
- 17 pontos conquistados
- Vitórias contra Fluminense, Cuiabá, Bahia e Chapecoense