Fazia tempo que o Grêmio não tinha um jogador convocado para a Seleção Brasileira. O Tricolor chegou a ser o clube que mais havia cedido atletas para o Brasil na Era Tite. Gabriel Chapecó estará com a delegação para as partidas contra Colômbia e Argentina, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo.
O último jogador do Grêmio a ser chamado, até então, havia sido Everton, no ano passado, sendo que ele já tinha frequência nas listas de Tite. Um nome novo do Tricolor com a camisa brasileira não aparecia desde Matheus Henrique, na temporada de 2019. Gabriel Chapecó é o novo integrante da relação.
No total, na Era Tite, o Grêmio contabiliza nove jogadores cedidos à Seleção Brasileira. Desde 2016, quando o treinador gaúcho foi elegido pela CBF para o cargo, os gremistas assistiram a Marcelo Grohe, Arthur, Luan, Walace, Geromel, Everton, Phelipe Megiolaro, Matheus Henrique e Gabriel Chapecó com a camisa brasileira.
Destaca-se assim, a partir da lista, a qualidade na escola de goleiros do Grêmio. Algo bastante contraditório no histórico recente do clube, que chegou a ter três jogadores da posição vindos de fora em 2020: Vanderlei, Paulo Victor e Júlio César.
Importante esclarecer que o levantamento considera apenas jogadores convocados para o time principal, comando por Tite. Casos como os de Pepê e Brenno, chamados para a seleção olímpica recentemente, não são computados.
Jogadores do Grêmio convocados na Era Tite:
- Marcelo Grohe
- Arthur
- Luan
- Walace
- Geromel
- Everton
- Phelipe Megiolaro
- Matheus Henrique
- Gabriel Chapecó