Abriu-se uma nova possibilidade de o Grêmio finalmente sair da zona de rebaixamento. A rodada ajudou para isto, com a derrota do Santos para o América-MG e o empate do Juventude diante do Ceará. O Tricolor encara nesta segunda-feira (25), às 20h, o Atlético-GO, fora de casa, precisando vencer para sonhar com a fuga do Z-4.
Como o Grêmio é obrigado a vencer seu jogo em Goiânia e ainda torcer por um tropeço do Sport contra o Palmeiras, é possível calcular as chances do Grêmio para conseguir a combinação necessária para acabar a rodada fora da zona de rebaixamento. É a chamada análise combinatória, no mundo das probabilidades.
Para isso, são necessários levantar os dados do Grêmio como visitante no Brasileirão, bem como o do Sport, cuja partida será em São Paulo. Primeiramente, o Tricolor tem que vencer seu confronto. Ao mesmo tempo, o time pernambucano precisa perder ou empatar seu jogo.
A partir disso, as combinações indicam que o Grêmio tem 19% de chances de obter os dois resultados (seu e o paralelo) para deixar o Z-4. As vitórias fora de casa do Tricolor foram contra Fluminense, Cuiabá e Flamengo. Isto em 12 jogos realizados, o que representa 25% de aproveitamento.