A dificuldade do Grêmio em fazer gols nesse Brasileirão é apenas mais um ingrediente que explica a situação do clube, afundado na vice-lanterna do campeonato. O problema de balançar as redes é tão explícito que um lateral é o goleador do time.
O golaço de falta de Vanderson na derrota para o São Paulo no último sábado (14) foi o segundo gol marcado pelo jovem no Brasileirão. Ele também marcara na estreia da equipe, quando houve derrota para o Ceará, no Castelão, por 3 a 2. Aliás, na ocasião, o lateral também fez um belo gol, com drible e finalização precisa para as redes.
Vanderson é o goleador do Grêmio no campeonato, mesmo tendo apenas dois gols. Os demais foram feitos por um jogador cada: Diego Souza, Matheus Henrique, Guilherme Guedes, Ricardinho, Borja, Alisson e Pinares. Cenário que justifica muito bem o porquê do Tricolor ser dono do segundo pior ataque da competição.
São apenas nove gols em 14 rodadas, baixa média de 0,64 gol por partida. Somente o Sport, com oito gols em 16 jogos, tem números piores. O curioso é que a estatística não condiz com a produção ofensiva do Grêmio na temporada 2021. O time já balançou as redes 81 vezes no total, mas a realidade no Brasileirão é bem diferente.
É preciso que o poder de fogo do time de Felipão apareça contra o Cuiabá nessa quarta-feira, às 19h, na Arena Pantanal. O desafio é vazar um dos melhores sistemas defensivos da elite do futebol brasileiro em 2021. O time mato-grossense sofreu apenas 23 gols em 32 partidas disputadas na temporada, média de 0,71 gol sofrido por jogo.
Gols do Grêmio no Brasileirão
- Vanderson - 2 (Ceará e São Paulo)
- Diego Souza - 1 (Santos)
- Matheus Henrique - 1 (Santos)
- Guilherme Guedes - 1 (América-MG)
- Ricardinho - 1 (Ceará)
- Borja - 1 (Chapecoense)
- Alisson - 1 (Chapecoense)
- Pinares - 1 (Fluminense)