É cedo pra falar de rebaixamento? Claro que sim. Apesar de estar na lanterna do Brasileirão, o Grêmio tem dois jogos a menos e ainda persegue sua primeira vitória no campeonato. Porém, os números apontam uma arrancada marcante, de forma negativa, por parte do Tricolor no campeonato.
São cinco partidas e apenas dois pontos conquistados: este é um dos piores inícios do Grêmio na história do Brasileirão. A arrancada sem vitórias, tendo uma pontuação à base de empates, iguala o retrospecto do time nas edições de 1998 e 2019.
Em 1998, o Grêmio demorou nove rodadas para conhecer sua primeira vitória, sendo que somou apenas dois pontos nos primeiros cinco jogos disputados, bem como o cenário atual. Aliás, também foram três derrotas seguidas no começo e, posteriormente, dois empates.
O caso de 2019 foi curioso porque o início do Grêmio no Brasileirão foi muito ruim (também dois pontos em 15 disputados), mas havia um fato atenuante. O time de Renato Portaluppi tinha jogos decisivos na fase de grupos da Libertadores para buscar vaga às oitavas de final, e as cinco primeiras rodadas do campeonato nacional ocorreram durante confrontos contra Libertad, do Paraguai, e Universidad Católica, do Chile.
Todo esse retrospecto significa uma iminente luta contra o rebaixamento? Não necessariamente. A prova é que, tanto em 1998 quanto em 2019, o Grêmio ficou longe do Z-4 ao final da competição. Na primeira, classificou-se em oitavo para os mata-matas. Na segunda, terminou em quarto lugar, com vaga direta na Libertadores.
No entanto, é importante dar um fim à sequência ruim para ficar longe da zona de rebaixamento e não deixar os clubes de cima da tabela dispararem. Para isso, o próximo desafio é fora de casa, contra o Juventude, nessa quarta-feira (30).
Piores inícios do Grêmio no Brasileirão
1997
- 0x0 São Paulo
- 0x6 Goiás
- 1x1 União São João
- 0x3 Portuguesa
- 1x1 Paraná
1998
- 0x1 Inter
- 2x3 Atlético-MG
- 1x2 Corinthians
- 0x0 Athletico-PR
- 0x0 Juventude
2019
- 1x2 Santos
- 1x1 Avaí
- 4x5 Fluminense
- 0x0 Corinthians
- 1x2 Ceará
2021
- 2x3 Ceará
- 0x1 Athletico-PR
- 0x1 Sport
- 2x2 Santos
- 0x0 Fortaleza