Nem mesmo a estreia de Douglas Costa como titular foi suficiente para o Grêmio conquistar a primeira vitória no Campeonato Brasileiro. Na noite deste domingo (27), o Tricolor ficou no 0 a 0 com o Fortaleza, na Arena, em jogo marcado pelo equilíbrio e que teve os dois goleiros brilhando ao pegar pênaltis no segundo tempo.
Gabriel Chapecó defendeu a cobrança de Pikachu no pênalti que causou a expulsão de Kannemann, enquanto Felipe Alves parou a batida de Diego Souza. Com o resultado, o Tricolor permanece na lanterna do Brasileirão.
Apesar do novo tropeço em casa, o capitão Geromel tratou de elogiar a entrega da equipe após a expulsão de Kannemann, aos 14 do segundo tempo.
— Jogo muito intenso, muito bem jogado, duas equipes buscando a vitória. Nós fizemos nosso melhor para ganhar, tivemos um a menos no início do segundo tempo, mas todo o time competiu. Esse é o Grêmio e assim vamos sair dessa situação. Não queremos estar nessa situação, vamos seguir trabalhando para sair dessa posição o quanto antes — declarou o capitão Geromel na saída do gramado.
Sofrendo bastante críticas de torcedores nas redes sociais em um momento que não há público nos estádios, o técnico Tiago Nunes pediu calma aos gremistas e demonstrou confiança de que o Tricolor tem tido um bom nível de atuações apesar da falta de vitórias.
— Aproveito para passar mensagem para que nosso torcedor tenha calma que esse momento vai passar. Os atletas se doaram ao máximo, guerrearam e se esforçaram mesmo tendo um homem a menos. O nosso time teve um domínio maior do meio-campo enquanto o jogo estava 11 contra 11. O jogo pelos lados está fluindo, estamos com uma média de 16 finalizações por jogo. É o momento de focar em trabalhar e, principalmente, ter um pouco mais de sorte e frieza na hora de definir. Tenho consciência da importância do resultado, mas precisamos ter calma e tranquilidade — disse Nunes após o jogo.
Ainda que tenha elogiado o desempenho do seu time, o técnico admitiu que o Grêmio precisa evoluir. O treinador voltou a pedir confiança para a torcida no trabalho que tem sido feito na Arena.
— Tranquilidade eu não tenho, não estou tranquilo. Sei da magnitude do Grêmio, das dificuldades que temos até porque é um ano de transição. Mesmo a gente tendo um primeiro momento na chegada muito positivo, temos muitos jovens, atletas experientes perdendo espaço depois de muitos anos vitoriosos. Sabemos que o Grêmio precisa evoluir. Eu penso que o Grêmio está em um momento de melhora, prefiro olhar pelo copo meio cheio. Sei que é ruim para o torcedor olhar para a tabela, mesmo que o Grêmio tenha dois jogos a menos e isso pesa. Estamos trabalhando desde o primeiro dia de maneira muito firme para entregar resultados. Os resultados não estão vindo, mas estamos seguros de que virão — completou.
O Grêmio voltará a campo na quarta-feira (30), às 21h30min, para enfrentar o Juventude, no Alfredo Jaconi. O volante Thiago Santos, que deixou o jogo contra o Fortaleza com dores na coxa, é dúvida. O goleiro Brenno deverá ficar à disposição após ter passado pelo período de isolamento devido à covid-19.