Em meio às finais do Campeonato Gaúcho contra o principal rival, o Inter tem pela frente uma verdadeira decisão dentro pelo Grupo B da Libertadores. Os quatro clubes da chave somam seis pontos e estão vivos na briga por uma vaga às oitavas de final. Para não correr riscos, o Colorado tem o desafio de marcar pontos contra o Olimpia, no Paraguai, colocando à prova um retrospecto a ser superado pelo treinador Miguel Ángel Ramírez.
A campanha fora do Beira-Rio não vem sendo positiva. O Inter acumula três derrotas consecutivas, para Always Ready, Juventude e Deportivo Táchira. Apesar da derrota no Gre-Nal 431, os números dentro de casa são muito melhores, estabelecendo um desequilíbrio notável no desempenho do time como mandante e visitante.
Este cenário não é uma novidade no retrospecto de Miguel Ángel Ramírez na Libertadores. Na disputa da competição apenas pela segunda vez na carreira, o espanhol tem visto seus times apresentarem sérias dificuldades fora de casa.
Quem não lembra dos confrontos entre Independiente del Valle, de Ramírez, contra o Flamengo, de Domènec Torrent, em 2020? Os equatorianos impuseram uma goleada história sobre o Rubro-Negro por 5 a 0, atuando em Quito. Em contrapartida, foram goleados no Maracanã.
Os números ajudam a refletir sobre o grande desafio que o Inter de Ramírez terá em Assunção nesta quinta-feira. Dos seis jogos como visitante em Libertadores, suas equipes totalizam uma única vitória (3 a 0 do Del Valle sobre o Barcelona, em Guayaquil), com quatro derrotas e um empate.
Como mandante, a história é bem diferente. Somando-se as partidas de Inter e Independiente del Valle, treinados por Miguel Ángel Ramírez, são cinco vitórias e apenas um empate. Atenção para o número de gols marcados: 20 no total, média superior a três por jogo.
Encontrar o equilíbrio do desempenho da equipe sob a égide do seu modelo de jogo: este parece ser o grande desafio de Ramírez nesta semana, uma vez que também terá que buscar resultado na Arena, no próximo domingo (23), para tentar reverter a vantagem do Grêmio e ser campeão gaúcho.
Jogos de Miguel Ángel Ramírez na Libertadores
- Barcelona 0x3 Independiente del Valle - 2020
- Independiente del Valle 3x0 Júnior de Barranquilla - 2020
- Independiente del Valle 5x0 Flamengo - 2020
- Júnior de Barranquilla 4x1 Independiente del Valle - 2020
- Flamengo 4x0 Independiente del Valle - 2020
- Independiente del Valle 2x0 Barcelona - 2020
- Independiente del Valle 0x0 Nacional-URU - 2020
- Nacional-URU (4)0x0(2) Independiente del Valle - 2020
- Always Ready 2x0 Inter - 2021
- Inter 4x0 Deportivo Táchira - 2021
- Inter 6x1 Olimpia - 2021
- Deportivo Táchira 2x1 Inter - 2021
Em casa: 6 jogos (5 vitórias e 1 empate)
Fora de casa: 6 jogos (1 vitória, 1 empate e 4 derrotas)