Muito ficou marcada essa partida do Grêmio contra o Flamengo como um duelo em que o Tricolor iria entrar em campo pouco interessado, ainda em virtude das reclamações no clássico Gre-Nal. Mas o time deve ir com força máxima para o jogo desta quinta-feira (28), pois, além de buscar a vaga direta à próxima Libertadores, os gaúchos querem encerrar uma sequência negativa.
Grêmio e Flamengo protagonizaram confrontos interessantes nos últimos anos, dentro e fora de campo. As equipes fizeram duelos marcantes por Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores. Mas também houve alfinetadas entre Renato Portaluppi e Jorge Jesus, além do interesse do clube carioca na contratação do técnico gremista.
Se uma rivalidade mais acalorada foi criada nesse histórico recente, os resultados de campo passaram a ter o Flamengo com uma nítida vantagem em relação ao Grêmio. Dos últimos sete jogos entre eles, os cariocas venceram cinco, tendo ocorrido ainda dois empates.
A última vitória do Grêmio sobre o Flamengo foi pelo Brasileirão de 2018. Em agosto daquele ano, utilizando reservas, curiosamente, a equipe de Renato venceu o adversário por 2 a 0, com gols de Jael e Marinho. Isso que o centroavante chegou a desperdiçar um pênalti, defendido por Diego Alves.
Se o título brasileiro ficou distante, a classificação diretamente à fase de grupos da próxima Libertadores é a grande meta do clube dentro do campeonato. No caso específico do confronto com o Flamengo, o estímulo seria voltar a vencer o atual campeão brasileiro e da América.
Sequência do Grêmio sem vitória contra o Flamengo
- 2018 - Flamengo 1x0 Grêmio (Copa do Brasil)
- 2018 - Flamengo 2x0 Grêmio (Brasileirão)
- 2019 - Flamengo 3x1 Grêmio (Brasileirão)
- 2019 - Grêmio 1x1 Flamengo (Libertadores)
- 2019 - Flamengo 5x0 Grêmio (Libertadores)
- 2019 - Grêmio 0x1 Flamengo (Brasileirão)
- 2020 - Flamengo 1x1 Grêmio (Brasileirão)