Fala-se muito sobre as mexidas de Abel Braga no time do Inter, no que diz respeito à tática, mas também em relação às peças escolhidas por ele nos jogos. A imagem que passa é que o treinador ainda não encontrou sua escalação ideal, e o raio X deste pouco mais de um mês de trabalho no Beira-Rio ajuda a refletir sobre isto.
Abel Braga foi anunciado no dia 10 de novembro para substituir Eduardo Coudet. Desde então, foram nove jogos disputados pelo Inter e nove escalações diferentes definidas por Abel. E novamente isto ocorrerá na próxima partida do time, diante do Palmeiras no Beira-Rio, uma vez que Rodinei está suspenso. Algo que ocorreu também, por exemplo, com Rodrigo Moledo, expulso no empate com o Atlético-GO.
Além das suspensões, como as citadas acima, Abel também lamentou, em entrevista coletiva, a ausência de Bruno Praxedes. O garoto, assim como Maurício, foi convocado para a seleção brasileira de base. Casos estes que podem acontecer com outros atletas, como Peglow e Yuri Alberto.
E ainda há os conceitos técnicos e táticos os quais Abel quer implantar no Inter. Uendel, seu titular na maioria das partidas até então parece ter perdido a posição para Moisés. Marcos Guilherme ressurgiu na equipe, talvez para balizar o esquema do treinador. E parece nítido que o técnico ainda tem dúvida sobre a titularidade de Rodrigo Lindoso e Rodrigo Dourado.
As mudanças frequentes no time certamente afetam o desempenho em campo. A repetição é importante para estabelecer padrões de movimentos para os atletas, que repercute no entrosamento. É importante observar os próximos dois jogos do Inter (Palmeiras e Bahia), espaçados em mais de 15 dias, para entender melhor as convicções do Abel e saber se ele realmente encontrou a escalação ideal.
As nove escalações de Abel Braga
Inter 0x1 América-MG
Marcelo Lomba; Heitor, Zé Gabriel, Cuesta e Uendel; Rodrigo Lindoso, Edenilson, Patrick e Marcos Guilherme; Thiago Galhardo e Abel Hernández.
Santos 2x0 Inter
Marcelo Lomba; Rodinei, Zé Gabriel, Cuesta e Uendel; Rodrigo Dourado, Edenilson, Mauricio e Marcos Guilherme; Thiago Galhardo e Abel Hernández.
América-MG (6)0x1(5) Inter
Marcelo Lomba; Rodinei, Zé Gabriel, Cuesta e Moisés; Rodrigo Dourado, Rodrigo Lindoso, Edenilson e D'Alessandro e Leandro Fernández; Thiago Galhardo.
Inter 1x2 Fluminense
Marcelo Lomba; Rodinei, Zé Gabriel, Cuesta e Uendel; Rodrigo Dourado, Edenilson, Nonato e Maurício; Thiago Galhardo e Caio Vidal.
Atlético-GO 0x0 Inter
Marcelo Lomba; Heitor, Moledo, Cuesta e Uendel; Rodrigo Lindoso, Johnny, D'Alessandro e Patrick; Thiago Galhardo e Yuri Alberto.
Inter 0x1 Boca Juniors
Marcelo Lomba; Heitor, Moledo, Zé Gabriel e Uendel; Rodrigo Dourado, Rodrigo Lindoso, D'Alessandro (Mauricio) e Patrick; Thiago Galhardo e Yuri Alberto.
Atlético-MG 2x2 Inter
Marcelo Lomba; Rodinei, Lucas Ribeiro, Cuesta e Uendel; Rodrigo Dourado e Musto; Marcos Guilherme e Patrick; Leandro Fernández e Yuri Alberto.
Boca Juniors (5)0x1(4) Inter
Marcelo Lomba; Rodinei, Moledo, Cuesta e Moisés; Rodrigo Lindoso, Edenilson, Patrick, Praxedes e Marcos Guilherme; Thiago Galhardo.
Inter 2x1 Botafogo
Marcelo Lomba; Rodinei, Moledo, Cuesta e Moisés; Rodrigo Lindoso, Edenilson e Patrick; Marcos Guilherme, Yuri Alberto e Thiago Galhardo.