O segundo maior campeão da Copa do Brasil dá início à disputa do torneio em 2020. O Grêmio entrou diretamente nas oitavas de final e terá pela frente o Juventude como adversário. O primeiro confronto ocorre nesta quinta-feira (29), na Arena. As arrancadas gremistas costumam ser positivas na competição.
Em 26 participações na Copa do Brasil, o Grêmio sofreu apenas quatro derrotas na estreia. A primeira delas foi em 2001, diante do Villa Nova-MG, pelo placar de 3 a 2. No Olímpico, o Tricolor goleou por 4 a 1 e avançou. O segundo revés foi em 2005, para o Bahia. Em Salvador, levou 2 a 1, mas conseguiu reverter em Porto Alegre por conta do gol qualificado: 1 a 0.
As outras duas derrotas foram curiosamente para o Santos, em 2013 e 2014. No primeiro, na Vila Belmiro, o Grêmio tomou gol do então jovem de 16 anos Gabriel Barbosa, o Gabigol. No entanto, o 2 a 0 no jogo da volta confirmou a classificação tricolor. Já em 2014, na partida marcada pelo caso de racismo com o goleiro Aranha, o Peixe venceu por 2 a 0, e não houve partida de volta por conta da eliminação gremista no STJD.
Na última Copa do Brasil, na temporada de 2019, o adversário da estreia para o Grêmio também foi o Juventude. Porém, o primeiro jogo foi em Caxias do Sul, terminando empatado sem gols. Depois, na Arena, a equipe fez 3 a 0 e seguiu adiante.
Números do Grêmio em estreias de Copa do Brasil
- 26 jogos
- 16 vitórias
- 6 empates
- 4 derrotas
- 69,2% de aproveitamento