Abordar o assunto categorias de base provoca grande interesse aos torcedores do Grêmio, ainda mais em um histórico exitoso recente, com títulos brindados com a qualidade de jovens do Tricolor. Pois o fechamento do mês de setembro de 2020 para o time de Renato Portaluppi, que não foi maravilhoso (apenas 44% de aproveitamento), contou com um toque especial dos pratas da casa da Arena.
Em nove jogos realizados pelo Grêmio nos últimos 30 dias, entre Brasileirão e Libertadores, o time marcou poucos gols, é verdade, mas o ponto positivo é que incríveis 80% deles foram oriundos de atletas formados pela base tricolor. Destaque para Pepê, que definiu, por exemplo, a vitória no Gre-Nal 427, no Beira-Rio.
O Grêmio marcou 10 gols, sendo três de Pepê, dois de Isaque, um de Darlan, um de Ferreira e outro de Rodrigues. Todos eles com o carimbo das categorias de base. Alisson, diante do Bahia, e Diego Souza, de pênalti contra o Fortaleza, completam a lista de gols do time em setembro.
Na temporada, o Grêmio em 34 partidas e 44 gols marcados, o que representa uma média de 1,3 gol por jogo. O goleador da equipe no ano é Diego Souza, que anotou 11 vezes. Pepê vem na sequência, com sete gols.
Balanço dos jogos do Grêmio em setembro
- Grêmio 1x2 Sport Recife - Pepê
- Atlético-GO 1x1 Grêmio - Isaque
- Bahia 0x2 Grêmio - Alisson e Darlan
- Grêmio 1x1 Fortaleza - Diego Souza
- Universidad Católica 2x0 Grêmio
- Grêmio 1x1 Palmeiras - Ferreira
- Inter 0x1 Grêmio - Pepê
- Atlético-MG 3x1 Grêmio - Isaque
- Grêmio 2x0 Universidad Católica - Pepê e Rodrigues