A única combinação de resultados que confirma a classificação matemática do Inter, com uma rodada de antecedência, à próxima fase da Libertadores depende de uma vitória colorada na Colômbia. O time encara o América de Cali nesta terça-feira (29). No entanto, esta possibilidade coloca à prova um tabu do clube.
O Inter jamais venceu na Colômbia em jogos de Libertadores. Além disso, tem apenas uma vitória em todo seu histórico contra colombianos no país vizinho. O retrospecto é realmente competitivo para os colorados. Caso atinja esta condição inédita de conquistar três pontos lá, aliado a um tropeço da Universidad Católica diante do Grêmio, em Porto Alegre, o Colorado confirma a classificação.
A única vitória do Inter na Colômbia foi em um amistoso na temporada de 1983, contra o desconhecido Atlético Bucaramanga. Na oportunidade, o time colorado aplicou 4 a 1 sobre os colombianos. O técnico era Dino Sani. Esta foi a exceção de um histórico sofrível do clube neste contexto. Em 15 jogos, são ainda quatro derrotas e 10 empates.
Nesta Libertadores, em suas fases preliminares, o Inter encarou o Tolima na Colômbia. O jogo terminou empatado em 0 a 0. No Beira-Rio, a equipe confirmou classificação com uma vitória suada por 1 a 0. E o próprio confronto contra o Beira-Rio, diante do América de Cali, foi complicado. O placar final foi de 4 a 3.
Inter contra colombianos na história
- 23 jogos
- 6 vitórias
- 12 empates
- 5 derrotas
- 21 gols marcados
- 18 gols sofridos
- 43% de aproveitamento