A Conmebol projeta a volta da Libertadores de 2020 para o próximo mês de setembro. Os colorados têm o sonho de ser tri da América, e depositam a confiança em nomes como os de Eduardo Coudet, D'Alessandro e Paolo Guerrero. Pois este sentimento foi vivido fortemente há cinco anos, quando o Inter esteve próximo da final da competição. No dia 15 de julho de 2015, com um golaço marcado pelo camisa 10 argentino, talvez aquela crença tenha atingido o seu ápice.
O último gol de D'Alessandro pelo Inter na Libertadores completa cinco anos nesta quarta-feira (15). Ele abriu o placar na vitória sobre o Tigres, do México, por 2 a 1, no Beira-Rio, pelo jogo de ida da semifinal. E foi bonito. Após toque errado do volante uruguaio Arévalo Ríos, o argentino aproveitou o quique da bola e, de fora da área, mandou um foguete nas redes do goleiro Guzmán.
O Inter ampliaria com Valdívia, mas sofreria um gol de desconto dos mexicanos. A festa da torcida colorada foi muito grande pelo resultado e o desempenho do time comandado por Diego Aguirre. Foram quase 45 mil torcedores no Beira-Rio, um recorde para o estádio na época (contando desde sua reinauguração em 2014). Porém, o revés no México frustrou o sonho colorado posteriormente. Até hoje, esta campanha é lembrada.
D'Alessandro é o jogador com mais partidas pelo Inter em Libertadores: 50 no total, número este completado no Gre-Nal de março pela fase de grupos da competição. Vale lembrar que ele também é o argentino que mais entrou em campo no torneio: 87 vezes.
Com toda essa história em Libertadores, torna-se ainda mais importante a edição de 2020, que pode ser a última do jogador que completa 40 anos no ano que vem.
D'Alessandro pelo Inter em Libertadores
- 50 jogos
- 6 gols
- 9 assistências
- 1 título (2010)