A passagem de Diego Forlán pelo Inter, uma das contratações mais badaladas do futebol brasileiro nesta década, teve um resultado que não atendeu às expectativas, mas também ficou longe de ser um fracasso. Muito se cobrou do uruguaio as mesmas atuações que o consagraram na Copa do Mundo de 2010. Logo, se houve algum lampejo deste Forlán melhor do Mundial vestindo a camisa colorada, pode-se dizer que foi em uma vitória contra o Esportivo.
Curiosamente, no Gauchão de 2013, Inter e Esportivo duelaram em uma semifinal de turno do campeonato. O jogo único ocorrido no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, terminou com vitória colorada por 2 a 0. Os dois gols foram marcados por Diego Forlán.
Porém o contexto detalha melhor o que foi a atuação de Forlán. O Inter não jogava bem, ainda mais com a marcação individual do Esportivo em cima de D'Alessandro. O talento precisou aparecer, e saiu dos pés do uruguaio. Destro de origem, o camisa 7 acertou um lindo chute de fora da área, com a perna esquerda, que encontrou o ângulo. Um gol que lembrou muito os marcados por ele na Copa do Mundo da África do Sul.
No segundo tempo daquela partida, mais uma vez Forlán brilhou com sua finalização de fora da área. Dois cortes pra cima do marcador e chute preciso, desta vez de perna direita, no canto do goleiro do Esportivo. O Inter seria campeão do turno e do returno para confirmar o título gaúcho, e o uruguaio ainda terminaria a competição como artilheiro (nove gols).
Aquele Inter, do técnico Dunga, atuou contra o Esportivo com a seguinte formação: Muriel; Gabriel, Rodrigo Moledo, Juan e Fabrício; Ygor (Elton), Josimar, Fred e D'Alessandro (Vitor Junior); Diego Forlán e Leandro Damião (Caio). Na história do confronto diante do time de Bento Gonçalves, são 90 partidas, com 56 vitórias coloradas e apenas seis do adversário.
Diego Forlán com a camisa do Inter
- 55 jogos
- 22 gols
- 6 assistências
- 1 título (Gauchão 2013)