Há quem diga que as conquistas do Inter em 2006 (Mundial de Clubes e Libertadores) foram fruto de uma estrutura montada um ano antes, no qual o time foi vice-campeão brasileiro, formando uma base importante de jogadores identificados com o clube. Uma das peças dessa engrenagem foi Iarley, contratado há exatos 15 anos, no dia 17 de junho de 2005.
Aos 31 anos, Iarley carregava aquilo que a direção do Inter mais procurava: talento e experiência. Com destaque pelo Paysandu e também pelo Boca Juniors, da Argentina, o atacante estava atuando no Dorados, do México, e assinou contrato até dezembro de 2005. Chamou a atenção dois anos antes, na Libertadores, quando o time paraense bateu o Boca em plena Bombonera, com gol dele.
Iarley nasceu em Quixeramobim, no Ceará, em 1974. Começou sua carreira no Ferroviário e depois passou pelo Real Madrid B, Celta, Melilla, Ceará, Paysandu, Boca Juniors e Dorados até chegar ao Inter. Depois, ele também atuou por Goiás e Corinthians.
De 2005 a 2008, Iarley conquistou quatro títulos oficiais, além do torneio amistoso Copa Dubai. O auge foi na final contra o Barcelona, em 2006, no Japão, que terminou com a taça do Mundial de Clubes.
Seu primeiro gol pelo Inter foi logo na estreia: 3 a 1 sobre o São Paulo, no Morumbi, pelo Brasileirão. Seu último jogo foi no empate em 1 a 1 com o Sport Recife pelo campeonato nacional em 2008, no dia 31 de maio. Atualmente, ele atua nas categorias de base do Inter.
Números de Iarley pelo Inter
- 133 jogos
- 30 gols
- 5 títulos (Mundial, Libertadores, Recopa, Copa Dubai e Gauchão)