O ano de 2010 será lembrado para sempre na história do Inter. Afinal, foi nele que o time conquistou o bicampeonato da Libertadores. Mas aquela temporada também ficou marcada por algumas turbulências. E uma delas completa exatos 10 anos neste dia 24 de março, guardando detalhes bastante curiosos.
Além da data exata, a coluna faz aqui também uma justa lembrança ao aniversário de 80 anos do estádio Passo D'Areia, hoje com nome oficial de Francisco Novelletto Neto. Pois, em 2010, também neste dia, o local recebia um duelo entre São José, de Argel Fucks, e Inter, do uruguaio Jorge Fossatti, pelo Gauchão.
O resultado final foi de 3 a 0 para os donos da casa, isso que o gramado nem era sintético e o time colorado, apesar de focado na Libertadores, foi a campo com todos os titulares. A partida contou com fratura na tíbia do goleiro Rafael, em choque com Alecsandro, confusão entre D'Alessandro e Argel, por conta de uma entrada forte do argentino em um atleta do São José, e apagão no estádio por problemas nos refletores, que retardou o duelo em 27 minutos.
Os colorados, em maior presença no Passo D'Areia, pediram a saída de Jorge Fossatti e a contratação de Muricy Ramalho. Mesmo assim, o técnico permaneceu e foi importante ao levar o Inter à semifinal da Libertadores daquele ano, que depois seria conquistada sob comando de Celso Roth.
Ficha do jogo São José 3x0 Inter
- Data: 24 de março de 2010.
- Local: Passo D'Areia.
- Gols: Dadá, Jéferson e Guilherme.
São José: Rafael (Tiago); Alexandre, Wagner, Gustavo e Juca; Marabá, Dadá (Douglas), Jonas e Guilherme; Jéferson e Pedro Carmona (Rafael Xavier). Técnico: Argel Fucks.
Internacional: Pato Abbondanzieri; Nei, Sorondo, Fabiano Eller e Kleber; Wilson Mathias, Guiñazu, Giuliano (Marquinhos) e D'Alessandro; Taison (Walter) e Alecsandro (Edu). Técnico: Jorge Fossati.