Você sabia que a classificação já confirmada do Grêmio à Libertadores de 2020 não o impede de disputar a Sul-Americana? E que mesmo que o Inter não consiga terminar no G-8 do Brasileirão, ainda deverá haver dois mata-matas no mês de fevereiro, podendo atrapalhar o início de trabalho de Eduardo Coudet? São ainda muitas variantes para a dupla Gre-Nal que começam a ser definidas nesta reta final da temporada de 2019.
Começando pelo Inter, quem tem uma situação bem indefinida por conta do baixo desempenho nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro, o time de Zé Ricardo está mais próximo de conseguir uma vaga para as fases preliminares da Libertadores do ano que vem. Se conseguir isso, serão duas disputas de mata-mata durante o mês de fevereiro. Somente passando por estas partidas, conseguirá avançar à fase de grupos.
Se o Inter conseguir a vaga para pré-Libertadores, também terá acesso direto às oitavas de final da Copa do Brasil. Mas engana-se quem pensa que os colorados não terão chance de disputar a Sul-Americana de 2020. Conforme regulamento, os dois melhores eliminados do segundo mata-mata da fase preliminar também garantem classificação no torneio. Além deles, os terceiros colocados de cada grupo da fase classificatória alcançam a vaga.
Agora, mesmo se não estiver na Libertadores do ano que vem, o Inter deve seguir tendo dois mata-matas no mês de fevereiro, atrapalhando a pré-temporada colorada: um pela primeira fase da Copa do Brasil e outro pela primeira da Sul-Americana. Na primeira competição, é jogo único fora de casa, sendo que o empate serve para o time colorado. Na segunda, são jogos de ida e volta.
Já o Grêmio, que está garantido na Libertadores, precisa apenas confirmar a vaga direta para a fase de grupos da competição. A lógica é a mesma. Caso não tenha êxito para se classificar às oitavas de final, o time de Renato Portaluppi avança diretamente para a segunda fase da Sul-Americana, que ocorre no fim do mês de maio. Precisa apenas terminar como terceiro colocado em sua chave.
Datas da Libertadores 2020
- Primeira fase (sem brasileiros e argentinos) - 22/1 e 29/2
- Segunda fase (com os dois últimos do G-8) - 5/2 e 12/2
- Terceira fase - 19/2 e 26/2
- Fase de grupos - 3/3 a 7/5
Datas da Sul-Americana 2020
- Primeira fase - 4/2 a 27/2
- Segunda fase - 20/5 e 27/5
Datas da Copa do Brasil 2020
- Primeira fase - 5, 12, 19 ou 26/2