Faltam cinco rodadas para o fim do Brasileirão 2019. Apesar da proximidade muito grande do título para o Flamengo, a única definição, até o momento, foi o rebaixamento do Avaí para a Série B. Nesta reta final de campeonato, as vagas diretas e indiretas para a Libertadores, a classificação para a Sul-Americana e as outras quedas para a segunda divisão ainda estão em aberto.
A partir disso, confira abaixo todos os cenários analisados com relação às disputas dos clubes na tabela do Brasileirão. Grêmio e Inter estão com um pé na próxima Libertadores, mas algumas circunstâncias podem fazer isso mudar. Na próxima rodada, o Tricolor encara o Palmeiras, no Allianz Parque, enquanto o Colorado pega o Fortaleza, no Beira-Rio.
Título
O Flamengo já alcançou a maior pontuação de um campeão brasileiro na era dos pontos corridos (20 clubes). Com 81 pontos, mesmo número alcançado pelo Corinthians, de Tite, em 2015, o time de Jesus é líder com folga. Basta um tropeço, empate ou derrota, do Palmeiras contra o Grêmio para o título carioca ser confirmado já no domingo.
Para roubar a taça do Flamengo, o Palmeiras, único clube que ainda pode sonhar com isto, precisará de uma campanha perfeita e ainda contar com uma queda exponencial dos cariocas. No máximo, o time de Mano Menezes só chegará a 83 pontos caso vença todos os jogos restantes. A única chance dos palmeirenses é que a equipe carioca faça apenas um ponto nas quatro rodadas finais. Vale lembrar que eles se enfrentam, no Allianz Parque, no dia 1º de dezembro.
Vaga direta na Libertadores
A questão da vaga direta pode variar com o título do Flamengo na Libertadores. Sem contar com isto, a linha de corte está no Grêmio, atualmente na quarta colocação. Como o Athletico-PR não é adversário por já estar classificado via título da Copa do Brasil, o concorrente do time de Renato Portaluppi é o São Paulo. No cenário atual, basta os gaúchos, pela projeção, alcançarem 63 pontos para se garantir no G-4.
A situação muda para quem quiser roubar a vaga do Grêmio. Nas cinco rodadas finais, este clube terá que melhorar seu aproveitamento em relação ao atual do Tricolor. Assim, teria que chegar à casa dos 66 pontos, algo possível apenas para o São Paulo neste cenário. Por isso, para Inter e Corinthians, é importante a conquista do Flamengo, uma vez que a linha de corte para a vaga direta ficaria nos são-paulinos.
Fase preliminar da Libertadores
O Brasileirão já apresenta o G-7 atualmente por conta da presença do Athletico-PR entre os seis primeiros colocados. Com vaga garantida na próxima Libertadores, o Furacão não é adversário neste quesito. Inter e Corinthians, ambos com 50 pontos, são os principais concorrentes pela última vaga. O Colorado está à frente, no momento, pelo número de vitórias.
Para não depender de critérios de desempate, Inter ou Corinthians precisa, no mínimo, chegar a 59 pontos para alcançar a classificação. Vale lembrar que o São Paulo, hoje na sexta colocação, também estaria classificado tão somente para a fase preliminar da Libertadores.
Sul-Americana
São seis vagas para a Sul-Americana em disputa no Brasileirão. Com a atual situação de G-7, os clubes do oitavo ao 13º lugar garantem a classificação para o torneio: Corinthians, Bahia, Vasco, Goiás, Fortaleza e Atlético-MG. O cenário também pode mudar com o eventual título do Flamengo na Libertadores. Com isso, o Corinthians ingressaria no então G-8, e o Botafogo, hoje, pegaria vaga na Sul-Americana.
Pela projeção, os clubes que nesse momento estão brigando para não cair podem sonhar com uma classificação à Sul-Americana se chegaram a 49 pontos ao final do campeonato. São os casos de Botafogo, Ceará, Cruzeiro e Fluminense.
Rebaixamento
O Avaí é o único time matematicamente rebaixado. Já na próxima rodada, com uma combinação de resultados, a Chapecoense também pode cair definitivamente. A situação do CSA é bastante delicada, precisando de quase 100% de aproveitamento para evitar a queda. Com isso, há uma vaga para a Série B em disputa. Os mais ameaçados são Fluminense, Cruzeiro, Ceará e Botafogo.
As projeções do primeiro turno do Brasileirão já indicavam uma pontuação bastante baixa para escapar do rebaixamento, uma vez que o desempenho dos clubes desta parte da tabela apresentava isto. O número "mágico" é 41 pontos, que dá a garantia da permanência na Série A. O cenário lembra bastante a edição de 2014 do campeonato, quando o Palmeiras, com 40 pontos, não caiu.