O duelo Renato Portaluppi x Jorge Jesus ficou bastante marcado neste segundo semestre de 2019, principalmente pelo encontro entre os clubes na Libertadores. Foram quatro partidas disputadas entre os treinadores na temporada, e vantagem bem superior do time do português. Neste domingo (17), o Flamengo venceu o Grêmio, na Arena, por 1 a 0.
Renato foi, de certa forma, polêmico ao afirmar que Jorge Jesus não estava fazendo mais do que obrigação ao ter uma boa campanha com um Flamengo recheado de estrelas. O assunto seguiu e foi ampliado no debate sobre a qualidade dos treinadores estrangeiros em relação aos brasileiros.
No primeiro turno do Brasileirão, o Flamengo, com titulares, bateu o Grêmio, de reservas, por 3 a 1 no Maracanã. Já nos jogos pelas semifinais da Libertadores, houve empate em 1 a 1, na Arena, e goleada flamenguista por 5 a 0, no Rio de Janeiro. Agora, no segundo turno, os suplentes de Jorge Jesus surpreenderam a força máxima do Tricolor, em Porto Alegre: 1 a 0.
Além disso, o Flamengo foi bastante superior em termos de gols marcados. As redes do Grêmio foram balançadas 10 vezes em quatro partidas. A equipe de Renato, por sua vez, anotou apenas dois gols: Galhardo e Pepê.
Grêmio x Flamengo em 2019
- Flamengo 3x1 Grêmio (Maracanã) - Brasileirão
- Grêmio 1x1 Flamengo (Arena) - Libertadores
- Flamengo 5x0 Grêmio (Maracanã) - Libertadores
- Grêmio 0x1 Flamengo (Arena) - Brasileirão