As conquistas do Flamengo são algo tão esplêndido que somente a história pode servir como prova para sustentar essa visão. Ser campeão brasileiro e levantar a taça da Libertadores na mesma temporada é um feito somente alcançado por um clube no Brasil: simplesmente o Santos de Pelé, o qual, inclusive, conseguiu essa marca em duas oportunidades.
Em 1962, o Peixe sagrou-se campeão da América sobre o Peñarol no mês de agosto, sendo que havia conquistado a antiga Taça Brasil cerca de 30 dias antes, batendo o Botafogo na decisão. Já em 1963, a façanha foi repetida. A equipe paulista, do técnico Lula, levou a melhor sobre o Boca Juniors para faturar a Libertadores em setembro. Quatro meses depois, já no ano seguinte, o título brasileiro chegou diante do Bahia.
O Flamengo ainda disputa o Mundial de 2019, tentando uma trinca de conquistas histórica. Aquele Santos de Pelé também conseguiu isso nos mesmos anos citados acima, vencendo os torneios intercontinentais contra Benfica, de Portugal, e Milan, da Itália, respectivamente.
O título brasileiro foi confirmado neste domingo (24) após a vitória do Grêmio em São Paulo. O Tricolor bateu o Palmeiras, no Allianz Parque, por 2 a 1 e garantiu a conquista antecipada do Flamengo.