Foi com um golaço em Chapecó que o Grêmio conseguiu atingir sua quinta vitória seguida no Brasileirão. Luciano foi o autor do lance após escanteio cobrado e toque de cabeça de David Braz. O gol de bicicleta inclusive lhe rendeu um carro popular, conforme prometido por Renato Portaluppi. O desafio lançado para o treinador retrata a dificuldade que é para conseguir balançar as redes desta maneira.
Antes de Luciano, o último gol do Grêmio marcado de bicicleta havia sido Zé Roberto, pela Libertadores de 2013. O Tricolor confirmou classificação às oitavas de final da competição ao empatar com o Huachipato, no Chile, em 1 a 1. O meia aproveitou passe de cabeça de Barcos para balançar as redes dos chilenos.
A pesquisa sobre outros gols de bicicleta do Grêmio marcados nos últimos anos é mais complicada. Muitos torcedores lembram da obra de Paulo Nunes no Gre-Nal de 1996, válido pelo Brasileirão. Houve também o gol de Guilherme na vitória sobre o Criciúma em 1997, também pelo campeonato nacional.