Em abril de 2018, Renato Portaluppi prometeu ao grupo do Grêmio que quem fizesse um gol de bicicleta ganharia um carro popular como prêmio. A história começou em abril, quando na palestra antes do jogo contra o Monagas, pela Libertadores, Renato mostrou um vídeo seu fazendo um gol de bicicleta pelo Flamengo na década de 80. No momento em que passou o vídeo com o seu lance, um atleta do Grêmio falou brincando que não é tão difícil fazer um gol assim. Imediatamente, bem ao seu estilo, Renato lançou o desafio e fez uma aposta.
Na vitória sobre a Chapecoense, o atacante Luciano marcou o gol que deu a vitória ao Tricolor. Aos dois minutos, após desvio de David Braz, o centroavante deu uma bicicleta e mandou a bola para o fundo do gol. Questionado sobre o lance, o técnico disse que irá dar o carro ao atacante, mas fez uma ponderação.
— A minha nem se compara a dele (dizendo que foi mais bonita). O Luciano não teria o direito porque não estava no grupo na época, ele chegou agora. Apesar disso, vou dar o carro para ele — afirmou.
Luciano também falou sobre o lance e garantiu que irá cobrar o veículo do comandante gremista.
— Graças a Deus pude fazer um lindo gol, mas o importante foi ajudar a equipe com os três pontos. Vou cobrar, claro que vou cobrar. O modelo que vier será bem vindo. Vou esperar ele dar o carro. Depois eu vejo o que vou fazer. Mas a princípio vou usar, sim — brincou o atacante.