A história começou em abril, quando na palestra antes do jogo contra o Monagas, pela Libertadores, Renato mostrou um vídeo seu fazendo um gol de bicicleta pelo Flamengo na década de 80. Isso aconteceu na semana em que Cristiano Ronaldo tinha marcado, também de bicicleta, pelo Real Madrid, contra a Juventus, pela Champions League. Com a brincadeira, o técnico reacendeu a polêmica de quem foi melhor, ele ou o português. No momento em que passou o vídeo com o seu lance, um atleta do Grêmio falou brincando que não é tão difícil fazer um gol assim. Imediatamente, bem ao seu estilo, Renato lançou o desafio e fez uma aposta.
O jogador do Grêmio que fizer um gol de bicicleta leva de presente um carro popular. E não é que isso aconteceu? Só que em treino. No rachão do último sábado, o atacante reserva Vico marcou não um, mas dois gols de bicicleta. Imediatamente todos lembraram da aposta e começaram a cobrar Renato. E a resposta veio na entrevista coletiva depois da vitória de 5 a 1 contra o Santos no domingo. O técnico, com o seu habitual bom humor, disse que o prêmio só vale para gol em jogos oficiais. E ainda brincou:
- Eu vou analisar a bicicleta. Não vale lambretinha, puxadinha, essas coisas. Tem que ser bicicleta mesmo - explicou o treinador.
A aposta está feita. E nesse momento mágico do Grêmio não dá para duvidar que algum jogador marque um gol assim.