Faltam 12 rodadas para o Brasileirão de 2019 chegar ao fim. O Grêmio, também vivo na semifinal da Libertadores, não quer tirar o olho do campeonato para garantir presença no G-6 e participar da competição sul-americana em 2020. O Inter também tem esta meta, sendo que o foco é total nos jogos restantes. Pois a matemática vai ajudar a projetar quanto falta para as equipes atingirem seus objetivos.
Sem analisar a possível situação do G-6 se transformar em G-7, o que pode ocorrer se, no cenário atual, o Flamengo for campeão da América, a zona de classificação à Libertadores tem como margem a campanha do Inter, justamente o sexo colocado, com 42 pontos. A partir dos desempenhos dos clubes no Brasileirão, a pontuação necessária para chegar a, no mínimo, uma vaga indireta ao torneio é de 62 pontos.
Ou seja, em 12 rodadas (36 pontos em disputa), o Inter precisa de mais 20 para se garantir no G-6 do Brasileirão. Bastaria praticamente manter a mesma campanha de cerca de 54% de aproveitamento. Como o Grêmio tem 41 pontos na tabela de classificação, faltariam 21 para conseguir a vaga: 58% de rendimento.
O número mágico para o G-4, que garante a vaga direta para a Libertadores de 2020, é mais alta: 66 pontos. Esta foi justamente a pontuação do Grêmio no ano passado, quando foi quarto colocado do Brasileirão. O Inter foi terceiro, com 69 pontos.
Jogos restantes do Inter
- Vasco (Beira-Rio)
- Bahia (Fonte Nova)
- Athletico-PR (Beira-Rio)
- Grêmio (Arena)
- Ceará (Castelão)
- Fluminense (Beira-Rio)
- Corinthians (Arena Corinthians)
- Fortaleza (Beira-Rio)
- Goiás (Beira-Rio)
- Botafogo (Nilton Santos)
- São Paulo (Morumbi)
- Atlético-MG (Beira-Rio)
Jogos restantes do Grêmio
- Fortaleza (Castelão)
- Botafogo (Arena)
- Vasco (São Januário)
- Inter (Arena)
- CSA (Arena)
- Chapecoense (Arena Condá)
- Flamengo (Arena)
- Palmeiras (Allianz Parque)
- Athletico-PR (Arena da Baixada)
- São Paulo (Arena)
- Cruzeiro (Arena)
- Goiás (Serra Dourada)