Renato Portaluppi prometeu: "o Grêmio vai estar na Libertadores de 2020". O primeiro passo para atingir este objetivo passa pelo Rio de Janeiro, onde o time enfrenta o Vasco nesta quarta-feira (30), às 21h30, em São Januário. Na sétima colocação, o Tricolor precisa pontuar fora de casa para tentar terminar a rodada dentro do G-6.
Quem sabe os números possam nos ajudar a projetar o tamanho da dificuldades para o Grêmio ingressar na zona de classificação para a Libertadores de 2020 nesta 29ª rodada? Há mais de uma combinação para isto ocorrer. Se vencer o Vasco, o time de Renato espera um tropeço do Corinthians diante do CSA, em Maceió (empate ou derrota), ou, caso traga um ponto do Rio, o Tricolor torce por um revés corintiano.
Outra combinação diz respeito ao Inter. Se não quiser depender do CSA de Argel Fucks, o Grêmio precisa vencer o Vasco e torcer por um tropeço colorado no Beira-Rio, onde enfrenta o Athletico-PR. Assim sendo, o Tricolor assume a posição do rival na tabela, lembrando que haverá um Gre-Nal no próximo domingo (3).
Pode-se usar, como base para o cálculo, o desempenho dos clubes como mandante e visitante neste Brasileirão de 2019. A partir dos aproveitamentos, a probabilidade do Grêmio acabar a 29ª rodada dentro do G-6 é de 43%. Seria apenas a segunda vez que isso ocorreria na atual edição do campeonato.