A dupla Gre-Nal tem 11 rodadas do Brasileirão para confirmar vaga à edição de 2020 da Copa Libertadores. A partir de agora, todas as contas são importantes para Grêmio e Inter atingirem este objetivo, uma vez que estão em jogo a presença direta na fase de grupos da competição sul-americana, a disputa das fases preliminares e até a passagem às oitavas de final da Copa do Brasil. Tudo isso depende do rendimento dos clubes gaúchos, mas também pode ter uma ajuda especial do Flamengo.
Caso seja campeão da América em novembro, o Flamengo vai confirmar presença na próxima Libertadores por ser o atual detentor do título. Como os cariocas lideram o Brasileirão com folga e estão próximo da conquista, a sua vaga direta pelo campeonato nacional passaria para o quinto colocado, enquanto a indireta iria para o sétimo. Ou seja, o G-4 se transformaria em G-5, e o G-6, em G-7.
Atualmente o Inter é sexto colocado, seguido pelo Grêmio. Logo, no cenário hipotético projetado antes, ambos estariam classificados para as fases preliminares de Libertadores. O Athletico-PR também pode causar o mesmo efeito do Flamengo, visto que é o campeão da Copa do Brasil e já tem sua vaga garantida.
É importante lembrar que, conforme regulamento, todos os clubes brasileiros participantes da Libertadores, independentemente se direto na fase de grupos ou nas etapas preliminares, avançam diretamente para as oitavas de final da Copa do Brasil.