O Campeonato Brasileiro chega a sua 23ª rodada, e a dupla Gre-Nal segue brigando pela zona de classificação à Libertadores de 2020. Enquanto o Grêmio recebe o Corinthians na Arena, o Inter visita o Cruzeiro no Mineirão. A coluna faz aqui uma análise dos melhores e piores cenários para os gaúchos na tabela de classificação.
O Grêmio está na oitava colocação com 34 pontos. À frente do Tricolor, aparecem o São Paulo com 36 e o Bahia somando 37. Para ingressar no G-6, é necessário vencer o Corinthians e torcer por dois resultados paralelos: derrota dos baianos para o Athletico-PR, em Salvador, e tropeço dos paulistas contra o Fortaleza, no Morumbi.
A partir dos desempenhos dos clubes neste Brasileirão até agora, é possível calcular a probabilidade do Grêmio atingir esta meta de entrar no G-6. A estimativa do Tricolor vencer em casa é boa, porém os tropeços de Bahia e São Paulo, que também jogam em casa na rodada, são menos prováveis. Por isso, a projeção matemática indica apenas 3,5% de chance para esta combinação tripla ocorrer.
Vale dizer que o Inter também tem 37 pontos, mas não pode ser ultrapassado pelo Grêmio nesta rodada. O Colorado tem duas vitórias a mais do que o Tricolor, que é o primeiro critério de desempate conforme regulamento da competição.
O Inter, por sua vez, não tem como ganhar posição na 23ª rodada. Com 37 pontos e na quinta colocação, o time de Odair Hellmann tenta vencer o Cruzeiro fora de casa e ficar, na melhor das hipóteses, a um ponto do quarto colocado, que pode ser Corinthians ou Santos. Os paulistas somam 41 pontos. O Timão encara o Grêmio na Arena, como escrito anteriormente, e o Peixe pega o Vasco da Gama, no Rio de Janeiro.
Projeções da tabela
Grêmio
Vitória - 6º lugar (melhor hipótese)
Empate - 8º lugar (pior)
Derrota - 9º lugar (pior)
Inter
Vitória - 5º lugar (melhor hipótese)
Empate - 7º lugar (pior)
Derrota - 7º lugar (pior)