Chamou a atenção, na entrevista após o empate com o Corinthians, uma certa irritação do técnico Renato Portaluppi sobre uma suposta "insistência" na escalação de André no Grêmio. O treinador, inclusive, lembrou de recente jejum de um atacante do Inter, que ficou muito tempo sem fazer gol. Pela lógica, o atleta em questão é Nico López. A coluna foi atrás dos números dos atacantes da dupla Gre-Nal. Afinal, quem tem melhor desempenho?
André foi contratado em março de 2018 pelo Grêmio, vindo do Sport. Logo em sua estreia, marcou o gol da vitória por 1 a 0 contra o Cruzeiro em pleno Mineirão. Desde então, o atacante disputou 70 partidas com a camisa tricolor, mas jamais convenceu plenamente torcedores e imprensa sobre sua titularidade. Nomes como os de Jael, Felipe Vizeu e agora Diego Tardelli naturalmente ganharam a preferência no comando de ataque tricolor.
No total, André já marcou 11 gols com a camisa do Grêmio. Sua média é de 0,15 gol por partida. Um número mais baixo que os dos outros centroavantes citados anteriormente: 0,20 para Jael e Felipe Vizeu, e 0,17 para Diego Tardelli, sendo que todos atuaram bem menos do que o camisa 90. O ponto bastante melhorado do atacante em 2019 foi com relação às assistências. Já são seis passes para gols no ano. Além disso, são dois títulos conquistados (Gauchão e Recopa Gaúcha), o que sempre é importante citar.
Nico López passou por uma fase poucas vezes vistas no futebol gaúcho. Foram incríveis 25 jogos sem marcar gol em 2019 (de abril a setembro). O jogador, contratado em 2016 pelo Inter junto ao Nacional-URU, e a transferência mais cara da história do clube, fez apenas um gol naquela temporada e acabou rebaixado para a Série B.
São 158 partidas do uruguaio pelo Inter, com 40 gols marcados. A média é de 0,25 gol por jogo. Ele foi artilheiro do time nos anos de 2017 e 2018. Atualmente, ao lado de Edenilson, é o vice-artilheiro da equipe com oito gols. O líder da lista é Paolo Guerrero, com 13. Além disso, é o segundo maior "garçom" no ano, com oito assistências. Ele ainda está em busca de um título pelo clube.
André com a camisa do Grêmio
- 70 jogos
- 11 gols
- 6 assistências
- Média: 0,15 gol por jogo
Números em 2019:
- 40 jogos
- 7 gols
- 6 assistências
Nico López com a camisa do Inter
- 158 jogos
- 40 gols
- 20 assistências
- Média: 0,25 gol por jogo
Em 2019:
- 41 jogos
- 8 gols
- 8 assistências