O tamanho da vantagem do Grêmio na semifinal da Copa do Brasil já é muito expressiva. Até com derrota por um gol para o Athletico-PR, o Tricolor garante vaga à final da competição. O cenário fica ainda mais favorável quando o "efeito Renato Portaluppi" aparece.
A situação do confronto prevê que o Grêmio só será eliminado no tempo normal se for derrotado pelo Athletico-PR por três gols de diferença. O resultado é algo totalmente incomum para o clube desde que Renato voltou em 2016. Caso perca por dois, a decisão irá para os pênaltis.
A única derrota do Grêmio de Renato Portaluppi por três gols de diferença foi pelo Brasileirão de 2016, quando o Sport Recife, brigando contra o rebaixamento, bateu o time na Arena por 3 a 0. Na oportunidade, o foco tricolor estava voltado para a reta final da Copa do Brasil.
Houve também uma derrota por goleada para o Santa Cruz, em Recife, pelo mesmo Brasileirão de 2016. O placar final foi de 5 a 1, porém o time utilizado pelo Grêmio era totalmente reserva, inclusive sem a presença de Renato Portaluppi.
Renato Portaluppi em sua terceira passagem do Grêmio:
- 207 jogos
- 108 vitórias
- 57 empates
- 42 derrotas
- 315 gols marcados
- 144 gols sofridos
- 6 títulos