Um assunto muito debatido pelos torcedores e também pelos profissionais de imprensa nesta sexta-feira (20) foi a convocação da Seleção Brasileira feita por Tite. No entanto, a repercussão não se limitou às surpresas na lista do treinador. Novamente, houve descontentamento pela perda de jogadores importantes para duas rodadas do Brasileirão. Grêmio e Flamengo, por exemplo, cederam dois atletas cada.
No caso do Grêmio, Matheus Henrique foi chamado pela primeira vez por Tite para o grupo principal da Seleção. Um fato que tem sido recorrente para o clube tricolor nos últimos anos. Ou, mais precisamente, desde que o treinador assumiu o lugar de Dunga no comando técnico brasileiro.
O Grêmio é o clube que mais cedeu jogadores na Era Tite. Com a convocação de Matheus Henrique, são oito nomes no total. O Flamengo vem logo na sequência, com sete atletas.
Marcelo Grohe apareceu na primeira convocação de Tite para os jogos contra Equador e Colômbia pelas Eliminatórias. Pedro Geromel foi chamado três vezes, inclusive para integrar o grupo que disputou a Copa do Mundo da Rússia. Já Luan teve duas convocações, enquanto Walace e Arthur, enquanto defendiam o Grêmio, foram chamados uma vez cada.
Everton já foi chamado quatro vezes. Titular na Copa América de 2019,terminou como artilheiro e foi campeão do torneio. Nesta sexta, foi a vez do volante Matheus Henrique.
Importante esclarecer que o levantamento considera a convocação de Tite para o amistoso contra a Colômbia no início do ano de 2017 em homenagem às vítimas da tragédia da Chapecoense. Na oportunidade, Tite convocou apenas atletas que atuavam no Brasil.
Convocações de jogadores no Brasil na Era Tite:
- Grêmio (oito jogadores): Marcelo Grohe, Arthur, Luan, Walace, Geromel, Everton, Phelipe e Matheus Henrique
- Flamengo (sete jogadores): Diego, Lucas Paquetá, Willian Arão, Hugo, Bruno Henrique, Rodrigo Caio e Gabigol
- Atlético-MG (quatro jogadores): Rafael Carioca, Robinho, Marcos Rocha e Fábio Santos
- Corinthians (três jogadores): Cássio, Fagner e Rodriguinho
- Palmeiras (três jogadores) Dudu, Vitor Hugo e Weverton
- Fluminense (dois jogadores): Gustavo Scarpa e Pedro
- Cruzeiro (dois jogadores): Henrique, Dedé e Brazão
- Athletico-PR (dois jogadores): Weverton e Santos
- Santos (dois jogadores): Lucas Lima e Jorge
- São Paulo (dois jogadores): Rodrigo Caio e Daniel Alves
- Botafogo (um jogador): Camilo
- Inter (um jogador): Danilo Fernandes
- Sport Recife (um jogador): Diego Souza
- Vasco (um jogador): Luan
- Ponte Preta (um jogador): Ivan