Pode não parecer tanto, mas a vitória do Grêmio sobre o Santos por 3 a 0 na Vila Belmiro é um acontecimento histórico. No duelo entre os clubes, jamais o Tricolor conseguiu um resultado tão impositivo diante do Peixe em São Paulo, ainda mais na Vila, local sempre temido pelos adversários.
Na história, são 41 jogos realizados entre Grêmio e Santos em São Paulo, levando em conta partidas no Morumbi, no Pacaembu e até em São José do Rio Preto, além da Vila Belmiro. A equipe gaúcha soma apenas cinco vitórias, já contando esta de 2019 pelo Brasileirão.
Até então, o Grêmio somava a vitória por 1 a 0 em 1972, com gol de Oberti, no Pacaembu, além das três na Vila Belmiro: 1 a 0 (1999), 1 a 0 (2011) e 3 a 1 (2015).
Com gols de Luan, Pepê e Everton, o Tricolor construiu a vitória mais contundente da história do confronto em São Paulo. É mais um feito na terceira passagem de Renato Portaluppi no Tricolor. O treinador completou três anos ininterruptos na quarta-feira passada (18). Recentemente, a goleada por 4 a 1 sobre o Cruzeiro em Belo Horizonte marcou a maior vitória do Grêmio sobre o time mineiro fora de casa na história.