O técnico Renato Portaluppi não poupou elogios à atuação do Grêmio na goleada sobre o Santos na noite deste sábado (21), na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro. Após a partida, o treinador gremista disse que deu um "nó tático" em Jorge Sampaoli e afirmou que o placar de 3 a 0 "ficou barato" para o time paulista em razão da superioridade tricolor no segundo tempo.
— É muito difícil vencer o Santos aqui (na Vila Belmiro). O Santos teve duas ou três oportunidades no começo do jogo. Depois, ficou barato o 3 a 0. Se o Grêmio não tivesse tirado o pé ou levasse mais a sério algumas jogadas que tivemos, principalmente com o Everton, o placar poderia ter sido maior — avaliou o treinador, que deu uma cutucada em Sampaoli.
— Como muitas pessoas falaram que tinha sido um nó tático em Porto Alegre (quando o Santos venceu o Grêmio por 2 a 1, no primeiro turno), não foi nada disso. Posso falar que hoje (sábado), foi — disse.
Renato Portaluppi destacou ainda o sucesso da sua estratégia na Vila Belmiro. Diferentemente do estilo habitual, o Grêmio teve menos posse de bola neste sábado e acabou construindo o resultado em jogadas de contra-ataque. O treinador afirmou que seu time mostrou que "sabe sofrer".
— Tem que aprender a sofrer também. O futebol é assim, não são só flores. A gente sabia que o Santos iria vir para cima. Eles tiveram as melhores oportunidades no começo, mas depois o Grêmio se encontrou na partida. O Grêmio nivelou o jogo no primeiro tempo e, no segundo, atropelou. Essa é minha visão da partida, por isso falei que ficou barato o 3 a 0. Mas está de bom tamanho. Dei parabéns para o grupo, que se comportou muito bem — finalizou.