Pode-se dizer que existe um "senhor Copa América", e esta pessoa é Eduardo Vargas. O chileno e sua seleção começaram muito bem na atual edição do torneio, goleando o Japão por 4 a 0, com dois gols dele. O jogador, que já tem dois títulos conquistados, está próximo do primeiro lugar de uma lista histórica.
Eduardo Vargas tem incríveis 12 gols em apenas 13 partidas pelo Chile na Copa América. Ele é o maior artilheiro do país na competição, e o segundo maior da história da seleção, com 38 gols, atrás apenas de Alexis Sánchez (42). Vargas, inclusive, foi o goleador das últimas duas edições do torneio, nas quais o Chile levantou a taça.
Na lista de artilheiros históricos da Copa América, Vargas aparece na quarta colocação, ao lado dos uruguaios Roberto Porta e Ángel Romano. O topo do ranking é ocupado pelo brasileiro Zizinho e pelo argentino Norberto Méndez, ambos com 17 gols.
Pelo Grêmio, Vargas marcou nove vezes em 37 jogos, o que representa uma média de 0,24 por partida. O chileno balançou as redes contra Ponte Preta, Inter, São Paulo, Botafogo (duas vezes), Santos, Santa Fé, da Colômbia, Fluminense e Passo Fundo.
Artilheiros da Copa América:
- Zizinho e Méndez - 17 gols
- Varela e Fernández - 15 gols
- Ademir, Jair, Batistuta, Moreno e Scarone - 13 gols
- Vargas, Porta e Romano - 12 gols