Atual bicampeão da Copa América, o Chile estreou com goleada na edição de 2019. No Estádio Morumbi, em São Paulo, o time treinador por Reinaldo Rueda venceu o Japão por 4 a 0 e assumiu a liderança do Grupo C ao lado do Uruguai, que no domingo (16) derrotou o Equador pelo mesmo placar.
Apesar do placar elástico, os chilenos só chegaram ao primeiro gol aos 40 minutos do primeiro tempo. Após cruzamento do ex-colorado Charles Aránguiz, Pulgar subiu alto para cabecear no ângulo de Osako: 1 a 0.
Na volta do vestiário, um jogador com passagem pelo Grêmio foi determinante para a goleada. Aos oito minutos da segunda etapa, o ex-gremista Eduardo Vargas tabelou com Isla antes de chutar da entrada da área. A bola desviou em Tomiyasu e deixou o goleiro japonês sem nenhuma chance de defesa: 2 a 0.
Aos 36, Aránguiz recebeu na linha de fundo e se livrou da marcação antes de acionar Sánchez. O atacante do Arsenal ganhou da defesa e, de cabeça, marcou o terceiro. Pouco mais de um minuto depois, veio o quarto, novamente com Vargas. O camisa 11 recebeu de Sánchez e teve categoria para vencer o goleiro Osako por cobertura.