A derrota do Inter para o Botafogo foi frustrante para os colorados. Além do revés, o time de Odair Hellmann foi ultrapassado pelo Flamengo e viu a distância para o líder Palmeiras aumentar para seis pontos, faltando três rodadas. Mas a grande meta está muito próxima de acontecer já nesta próxima rodada: a confirmação da vaga direta à Libertadores de 2019.
No empate com o Ceará no domingo retrasado (11), o Inter confirmou participação na Libertadores de 2019, mas não com vaga direta. Isso pode ser alcançado no meio desta semana. Caso o Colorado vença o Atlético-MG no Beira-Rio, nesta quarta-feira (21), e o São Paulo perca para o Vasco da Gama em São Januário, na quinta (22), a presença no G-4 está assegurada.
Na hipótese proposta acima, o Inter iria para 68 pontos. O São Paulo, quinto colocado, estacionaria nos 62. Faltando duas rodadas para o fim do Brasileirão, os paulistas até poderão igualar os pontos dos gaúchos, mas ficarão com uma vitória a menos, que é o primeiro critério de desempate.