Não foi sobrando; não foi com brilho; sequer foi com título. O Inter, como um grande do futebol brasileiro, passou pela melancólica Série B em 2017 e conseguiu o acesso matemático para a elite na 36ª rodada da competição ao segurar um empate em 0 a 0 com o modesto Oeste, em Barueri. Este fato completa exato um ano neste dia 14 de novembro.
A crônica do jogo daquele dia lembra que foram 338 dias da queda, na partida contra o Fluminense na cidade de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, até a volta à Série A em Barueri, no interior de São Paulo. Um fraco futebol apresentado pelo Inter foi o suficiente para confirmar o retorno matematicamente: empate em 0 a 0. Foi a primeira partida de Odair Hellmann no comando do time interinamente após a queda de Guto Ferreira.
Curiosamente, um ano depois, o Inter de Odair briga pelo título nacional na elite do futebol brasileiro e é o postulante mais forte para evitar uma iminente conquista do Palmeiras. Os paulistas, treinados por Felipão, têm cinco pontos a mais faltando cinco rodadas.
Ficha do jogo
OESTE
Rodolfo; Daniel Borges, Joilson, Leandro Amaro e Willian Cordeiro; Wilson Matias, André Vinícius (Lídio, int.), Mazinho e Danielzinho (Jheimy, 35'/2°); Velicka (Robert, 18'/2°) e Raphael Luz
Técnico: Roberto Cavalo
INTER
Danilo Fernandes; Cláudio Winck, Thales, Léo Ortiz e Uendel; Rodrigo Dourado, Edenilson, Felipe Gutiérrez (Charles, 31'/2°) e Camilo (A); Eduardo Sasha (Carlos, 20'/2°) e William Pottker (Nico López, 40'/2°)
Técnico: Odair Hellmann
Arbitragem: Péricles Bassols Cortez (PE), auxiliado por João Luiz Coelho de Albuquerque (RJ) e Marcelino de Castro Nazaré (PE)
Renda e público: não divulgados
Local: Arena Barueri