Neste dia 4 de outubro, há exatos 10 anos, uma jovem promessa do Grêmio surgia para o futebol. Em um jogo contra o Botafogo pelo Campeonato Brasileiro, o time gremista venceu pelo placar de 2 a 1 no Olímpico, contando com a estrela do garoto Douglas Costa.
Naquele ano de 2008, Douglas Costa era a principal aposta do clube vindo das categorias de base. Com apenas 18 anos, ele foi lançado no time titular pelo então técnico Celso Roth. A missão era substituir o capitão Tcheco, desfalque para o jogo em questão. O Botafogo saiu vencendo, mas a promessa empatou com um belo chute de fora da área. Depois o zagueiro Réver garantiu a vitória da equipe que, no momento, liderava o Brasileirão. No segundo tempo, cansado, Douglas foi substituído sob aplausos no estádio Olímpico.
Douglas Costa deixou o Grêmio em janeiro de 2010, vendido ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. A transação girou em torno de 6 milhões de euros (R$ 14,9 milhões na época). foram 37 jogos do garoto com a camisa tricolor e dois gols marcados. Posteriormente ele seria negociado com o Bayern de Munique, da Alemanha, e Juventus, da Itália, clube pelo qual atua atualmente. Pela Seleção Brasileira, são 29 jogos e três gols anotados.
Ficha técnica de Grêmio 2x1 Botafogo:
Data: 04/10/2008
Local: Estádio Olímpico.
Gols: Douglas Costa e R´ver (G); Renato Silva (B).
Grêmio: Victor; Leo, Réver e Thiego; Felipe Mattioni, Rafael Carioca, Willian Magrão, Douglas Costa (Makelele) e Hélder; Soares (Marcel) e Richard Morales (Reinaldo). Técnico: Celso Roth.
Botafogo: Castillo (Renan), Alessandro, Renato Silva, Andre Luis e Triguinho (Gil); Leandro Guerreiro (Zárate), Túlio, Diguinho e Lucio Flavio; Carlos Alberto e Jorge Henrique. Técnico: Ney Franco.